O futuro dos serviços financeiros em debate com a AWS

Evento reúne líderes do setor para discutir tendências e casos de uso da inteligência artificial no mercado financeiro

O AWS Financial Services Symposium Brasil, realizado recentemente com o tema “FutureBanking: Repensando os Serviços Financeiros na Era da IA”, reuniu líderes e especialistas do setor financeiro para discutir o impacto da inteligência artificial generativa no futuro dos serviços bancários. A cobertura do evento, realizada pela Let’s Media, destacou as principais tendências e casos de uso do mercado.

Tendências de mercado

O evento evidenciou que a inteligência artificial generativa está no centro das estratégias das instituições financeiras para 2025. Diversos profissionais compartilharam suas perspectivas sobre o tema:

“A gente vê que os grandes bancos fizeram essa jornada de uma forma excepcional, ganhando uma maturidade, treinando seus times, incorporando uma cultura de cloud, uma cultura de entregas rápidas dentro do seu dia a dia. E assim, adicionando valor para os seus clientes finais através de novas funcionalidades e uma redução de custo por transação.” Julio Morais, Head of Large FSI Clients, AWS

A hiper-personalização e a centralidade no cliente foram apontadas como objetivos principais das iniciativas de IA generativa no setor:

“Minha percepção sobre a agenda dos bancos para 2025 é que a IA generativa é ainda o hype do mercado. Hoje todo mundo procura alguma iniciativa para melhorar a centralidade no cliente, para melhorar a hiperpersonalização para os cliente.” Julio Morais, Head of Large FSI Clients, AWS

Além disso, a democratização e o uso estratégico dos dados foram destacados como tendências cruciais:

“Eu vejo uma agenda muito pesada na parte de dados, em como que eu democratizo esse dado. Porque esse dado hoje que permeia a organização, ele ainda está muito em silos.” Julio Morais, Head of Large FSI Clients, AWS

Casos de uso

O evento apresentou diversos casos práticos de aplicação da IA generativa no setor financeiro. Um exemplo notável foi o uso da tecnologia para melhorar o atendimento ao cliente:

“A gente começa a ver uma melhora de 18% na média no tempo médio de atendimento de um cliente.” Raphael Narezzi, IT Head no Santander

Outro caso interessante envolveu o uso de IA generativa para auxiliar assessores de investimento:

“A gente escolheu primeiro tratar os cases de co-pilotos para os nossos clientes internos. Então a gente começou a discutir um case para ajudar os nossos assessores de investimentos a criar os pits de venda para os clientes.” Raphael Narezzi, IT Head no Santander

“Com esse case, o assessor é capaz de programar, Por exemplo, se ele quer ter uma conversa curta, média, longa com clientes, se ele quer que aquele pitch seja mais formal, mais informal, você consegue inclusive ajustar esse pitch, por exemplo, para o canal que você vai usar para conversar com o cliente.” Alexandre Minato, CIO no Santander

A Porto Seguro também compartilhou um caso de sucesso na coleta e disponibilização rápida de informações:

“A Porto apresentou um case bem interesse, porque eles tinham um desafio muito grande de conseguir coletar a informação e deixá la disponível para o negócio. Isso demorava dias e eles conseguem fazer isso de forma muito mais rápida.” Renato Paz, Analytics & AI/ML Sales Specialist, AWS

Desafios e oportunidades

Os participantes também discutiram os desafios e oportunidades que a IA generativa traz para o setor financeiro:

“E a gente vê essa tecnologia da mesma forma que o smartphone. isso tem um potencial muito grande de mudar a forma como a gente interage no nosso dia a dia.” Alexandre Minato, CIO no Santander

A governança e segurança de dados foram apontadas como preocupações cruciais:

“Todas elas tem uma preocupação muito grande com governança e segurança de dados. Acho que cada vez mais isso se torna uma um ponto chave, porque isso vai permitir que uma empresa consiga escalar ou não.” – Renato Paz, Analytics & AI/ML Sales Specialist, AWS

AWS Financial Services Symposium Brasil 2024

O AWS Financial Services Symposium Brasil demonstrou que a IA generativa está moldando o futuro dos serviços financeiros. As instituições que souberem aproveitar essa tecnologia para melhorar a experiência do cliente, otimizar processos e criar novos produtos estarão bem posicionadas para liderar o mercado nos próximos anos. No entanto, desafios relacionados à governança e segurança de dados precisam ser cuidadosamente abordados para garantir um crescimento sustentável e responsável do setor.

O evento, que contou com a participação de executivos, proprietários de linha de negócios e profissionais de TI, ofereceu uma visão abrangente sobre como as mudanças econômicas, aliadas às inovações tecnológicas, poderão impactar o futuro dos serviços financeiros. Com palestras de líderes como Mário Mesquita, Economista Chefe do Itaú Unibanco, e sessões dedicadas a temas como IA Generativa e o Estado da Indústria Financeira em 2024, o simpósio proporcionou insights para os participantes se prepararem para os desafios e oportunidades que estão moldando o futuro do setor bancário.

Add a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *