Novo acordo para taxas de cartão na UE

Uma notícia quentinha sobre as taxas de cartão para turistas na Europa. A Visa e a Mastercard se comprometeram a manter um teto nessas taxas por mais cinco anos, segundo a Comissão Europeia. Vamos entender melhor essa história:

📃 O acordo original

Lá em 2019, após uma investigação antitruste da UE, a Visa e a Mastercard concordaram em reduzir as taxas de intercâmbio para pagamentos feitos na Europa com cartões emitidos em outros lugares. Essas taxas foram cortadas em média 40%. Esse acordo inicial deveria durar até novembro de 2024.

🔌 Extensão do acordo

Agora, esse acordo foi estendido até novembro de 2029. Isso significa que, por mais cinco anos, as taxas para transações com cartão presente continuarão limitadas a 0,2% para cartões de débito e 0,3% para cartões de crédito. Para transações sem cartão presente, as taxas permanecem em 1,15% para cartões de débito e 1,5% para cartões de crédito.

⬇️ Impacto do acordo

Esse acordo foi importante porque, antes, a UE descobriu que as altas taxas de intercâmbio inter-regionais aplicadas pela Visa e Mastercard aumentavam os preços de bens e serviços para os consumidores europeus. Com a redução, a ideia é manter os custos mais baixos para todo mundo.

📢 O aviso da Comissão Europeia

Apesar do acordo estendido, a Comissão Europeia deixou claro que os compromissos voluntários da Visa e Mastercard não impedem novas investigações. Se surgirem evidências de que os limites atuais não são mais apropriados.

🗞️ Fonte: Finextra

Add a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *