Boa tarde, chegamos com uma baita surpresa. A Let’s Media agora também tem uma casa digital. Hoje lançamos nosso novo portal de conteúdo!
Na Let’s Open de hoje:
Novo portal da Let’s Media;
Cadastre-se para receber o Open Review;
Portabilidade de salário + Open;
Open & IA by Banco Central;
1% = a participação das PJs no Open;
Participantes obrigatórios do Pix por Aproximação.
Sabia que você pode receber conteúdos específicos de outros temas? Open Finance, Pagamentos, BaaS, Câmbio, Drex e mais… é só clicar aqui: Preferences
portal let’s media
🤩 Chegou o novo portal de conteúdo financeiro!
Estamos apaixonados!
E seguimos fazendo entregas para a comunidade financeira do Brasil! Um dos nossos objetivos no início da criação da Let’s Media era justamente de ‘tumultuar’ o mercado com muita informação. Afinal, são muitos fatos relevantes praticamente todos os dias.
Com muito trabalho conseguimos ter várias ações acontecendo paralelamente: diferentes podcasts, coberturas de evento, anúncios, artigos, reports…
Como acompanhar tudo isso? Até ontem isso era uma tarefa difícil.
Agora ficou fácil.
A partir de agora nós temos uma casa, eu você e toda a comunidade.
Um local onde teremos organizados todos os diferentes podcasts, análises, artigos da comunidade (sim, quer enviar? Entre em contato), coberturas de evento… nosso foco é trazer a perspectiva dos profissionais da indústria sobre o nosso mercado.
Obs: agora você consegue, em uma única newsletter, marcar suas preferências e receber conteúdos específicos para você. É só ajustar aqui: Preferences
open review
Prepare-se para o futuro do Open
Vem aí a primeira edição do Open Review. O novo report da Let’s Media para o mercado de Open. Revisando as principais evoluções até 2024, as melhores práticas de mercado, números, análises, casos de uso além de tendências e provocações sobre o futuro deste mercado.
Não fique de fora, seja o primeiro a receber essas informações e saia na frente.
Na próxima semana divulgaremos a data do Webinar de ‘esquenta’ dessa edição. Vamos apresentar dados de mercado, competição, movimentação dos players, quem está mais ativo em cada frente, quem está perdendo espaço para quem… vai ser quente!
O PicPay acaba de liberar uma funcionalidade super interessante via Open Finance: a portabilidade de salário. E o melhor? Eles prometem uma experiência muito mais simples do que a tradicional, que muitas vezes é abandonada porque a galera não sabe o CNPJ da empresa responsável pela folha de pagamento. (quase 90% dos casos).
⁉️ Como ficou
Com o Open Finance, esses dados são recebidos automaticamente, o que facilita bastante a vida de quem quer mudar de banco e aumenta as chances de sucesso na operação. Além disso, o PicPay está oferecendo uns bons incentivos pra quem aderir, como rendimento de 105% do CDI e anuidade zero nos cartões Black e Platinum.
O Danilo Caffaro, VP de Serviços Financeiros do PicPay, comentou que essa novidade vai ajudar a aumentar o engajamento e fortalecer a relação com os clientes.
“
Por um lado, ele vai estar mais motivado a conhecer e a experimentar novos produtos e, por outro, a instituição vai conhecê-lo melhor e vai poder sugerir ofertas mais aderentes.”
— Pedro Romero, diretor de Wallet e Banking do PicPay
🏦PicPay & Open Finance
A empresa já disponibiliza a ferramenta “Conta das Contas”, que permite consolidar todas as contas bancárias em um único lugar, facilitando transferências entre contas, envio de Pix, investimentos em Cofrinhos, pagamento de boletos e muito mais, tudo de forma prática e integrada.
Além disso, o PicPay foi pioneiro na implementação de uma jornada de pagamento sem redirecionamento e na aceitação de pagamentos com Pix diretamente na Carteira do Google.
links
Para saber do Mundo 🌍️
Consentimento. O software de corretora de hipotecas do Reino Unido Smartr365 e Experian adicionam atualização permitindo que os corretores realizem verificações de crédito.
Agregador de investimentos. Banco de Israel lança um produto de agregação de investimentos abrangendo todos os investimentos administrados pelo banco.
Regulatório. UK Competition and Markets Authority confirma oficialmente a conclusão total do roteiro do Open Banking.
Fraude. O regulador do Reino Unido consulta sobre a abordagem baseada em risco para processamento de pagamentos para combater a fraude de Pagamento Push Autorizado (APP).
IA. IA e open banking para impulsionar o acesso ao crédito ao consumidor.
Evento. Líderes seniores de pagamentos e varejo falarão na Open Banking Expo UK & Europe.
Mastercard. O open banking — compartilhamento seguro de seus dados financeiros para proporcionar experiências aprimoradas — está transformando os serviços financeiros.
inteligência artificial
Casamento perfeito: Open e IA 💍
Otávio Damaso/Banco Central | Imagem: Reprodução/vídeo ABFintechs
Na última sexta-feira, o diretor de Regulação do Banco Central, Otávio Damaso, fez uma declaração interessante no evento Fintouch 2024, da ABFintechs. Ele disse que a combinação de dados compartilhados via Open Finance com o uso de inteligência artificial é o “casamento perfeito”.
💍 IA e Open
E faz sentido, né? O Open Finance está crescendo, e com a IA em alta, a tendência é que novas oportunidades de negócios comecem a evoluir.
Segundo Otávio, 2024 foi o ano de consolidação do Open Finance. Ele ressaltou que toda a infraestrutura já está no ar e funcionando bem, com casos de uso surgindo cada vez mais.
🔢 Números
Pra se ter uma ideia, já são mais de 50 milhões de conexões e 32 milhões de usuários únicos compartilhando dados por meio do sistema, de acordo com o Dashboard do Cidadão.
🗓️ Agenda futura
O diretor também comentou sobre o que vem por aí: a jornada sem redirecionamento (JSR), que vai facilitar o uso do Pix por aproximação, e uma atenção especial às PMEs, que ainda têm muito a explorar no Open Finance. Além disso, o BC está focado em simplificar a portabilidade de crédito e salário, começando por operações de crédito mais simples e, no futuro, indo até o crédito imobiliário.
Parece que o Open Finance ainda tem muito chão pela frente e o próximo ano será de implementação de forma gradual.
mundo PJ
1% de CNPJ registrados no país compartilha dados
Painel sobre usos práticos de uso dos dados de open finance no Fintouch 24 | Foto: Tele.Síntese
Durante o evento Fintouch 2024, Matheus Rauber, do Banco Central, trouxe um dado interessante (e preocupante): apenas 1% dos CNPJs no Brasil compartilham dados via Open Finance.
📲 Melhorias
Com 22 milhões de empresas registradas no país, isso ainda está muito abaixo do potencial. Rauber destacou que melhorias são necessárias para atrair mais empresas para o sistema, que ele vê como um “monstro adormecido.”
👨🏻🦳 Amadurecimento
Já quando falamos de CPF, o Open Finance está em uma fase mais madura, com 52 milhões de consentimentos, sendo 30 milhões de CPFs únicos. Ainda assim, há muito espaço para crescer, especialmente no setor de empresas, onde o potencial é gigantesco.
Iago Oselieri, CEO da InvestPlay, e Gustavo Bresler, do Iniciador, comentaram que o Open Finance no Brasil já está mais avançado do que em outros países, como a Inglaterra. O ponto é que, apesar dos avanços, ainda falta mostrar valor imediato para o cliente ao solicitar consentimento, o que pode ser uma barreira.
🔍 Monitoramento do BC
O BC está monitorando o desempenho do Open Finance e trabalha em melhorias, incluindo APIs e taxa de conversão. E vem mais por aí: o compartilhamento de dados de crédito e de investimentos, além da entrada de novas instituições no sistema, promete expandir a abrangência do Open Finance.
links
Para saber do Brasil ⭐️
Pix por Aproximação. Novas regras para o open finance, sistema de compartilhamento de dados do Banco Central (BC), devem facilitar a implementação do Pix por aproximação.
Agenda BC. Otavio Damaso, diretor de Regulação, vê open finance como impulso para desenvolvimento de novas funcionalidades.
Dados. Itaú usa dados do Open Finance para atrair recursos da concorrência.
Hiperpersonalização. Como a IA no Open Finance impulsiona a hiperpersonalização.
ITP. B3 e Rendimento se juntam a mais de 30 iniciadores de pagamento. De janeiro a agosto deste ano, a iniciação de pagamento via Pix movimentou mais de R$ 1,46 bilhão, segundo o BC.
Personalização. Banco BV usa dados coletados no Open Finance para personalizar recomendações
Open Insurance. Oportunidades com o Open Insurance no Brasil.
insights do especialista
Quem participa do Pix por Biometria / Pix por Aproximação
📅 A partir de 14 de novembro de 2024, a Jornada Sem Redirecionamento (que permite o Pix por Biometria e o Pix por Aproximação) será obrigatória para as instituições e conglomerados responsáveis por 99% das transações do Open Finance.
🏦Esses são os bancos e instituições que estarão disponíveis para os usuários:
Banco do Brasil
Bradesco (inclui Digio)
BTG Pactual (inclui Pan)
C6
Caixa Econômica Federal
Inter
Itaú
Mercado Pago
Nu Pagamentos
Original (inclui PicPay)
Pagseguro
Santander
Sicredi
😀 A partir de janeiro de 2026, ela será obrigatória também para todos os participantes obrigatórios do Pix.
⏰ Como Iniciador, você já poderá ofertar essa modalidade para os seus clientes a partir de Novembro. É bom se adiantar e procurar um especialista no assunto 👀
O Iniciador facilita a implementação de Open Finance de Dados e Pagamentos para ITPs, Detentoras de Conta e Fintechs.