🗞️ Fonte: Sonho Seguro
A Susep acaba de credenciar a segunda SPOC (Sociedade Processadora de Ordem do Cliente) no ambiente Open Insurance: a Open Power Corretora de Seguros, liderada por Priscila Figueiredo, da Via Internet Insurance Consulting. Essa novidade coloca a corretora na vanguarda do Open Insurance, que futuramente se unirá ao Open Banking para formar o Open Finance.
📈 Sobre o mercado
Em agosto, Priscila já havia alertado sobre a importância do mercado de seguros se posicionar nesse novo cenário durante o evento “Diálogo Seguro”, no Ceará. Segundo ela, se os corretores de seguros não se adaptarem, o Open Finance pode acabar dominando a comercialização de produtos de seguros.
As SPOCs, como a Open Power, têm um papel fundamental nesse ecossistema. Elas podem agregar dados, criar painéis de controle e até iniciar movimentações financeiras com o consentimento do cliente.
🪙 Custos do mercado
Apesar disso, o Open Insurance ainda gera certa cautela entre os especialistas, principalmente em relação aos custos, que em alguns casos são similares aos da venda tradicional.
Mesmo assim, o setor está atento e investidores estão de olho nas oportunidades, especialmente com a comissão de venda dos seguros, que é um ponto estratégico para aumentar a acessibilidade do produto no Brasil.