Casamento perfeito: Open e IA 💍

🗞️ Fonte: Finsiders

Na última sexta-feira, o diretor de Regulação do Banco Central, Otávio Damaso, fez uma declaração interessante no evento Fintouch 2024, da ABFintechs. Ele disse que a combinação de dados compartilhados via Open Finance com o uso de inteligência artificial é o “casamento perfeito”.

💍 IA e Open

E faz sentido, né? O Open Finance está crescendo, e com a IA em alta, a tendência é que novas oportunidades de negócios comecem a evoluir.

Segundo Otávio, 2024 foi o ano de consolidação do Open Finance. Ele ressaltou que toda a infraestrutura já está no ar e funcionando bem, com casos de uso surgindo cada vez mais.

🔢 Números

Pra se ter uma ideia, já são mais de 50 milhões de conexões e 32 milhões de usuários únicos compartilhando dados por meio do sistema, de acordo com o Dashboard do Cidadão.

🗓️ Agenda futura

O diretor também comentou sobre o que vem por aí: a jornada sem redirecionamento (JSR), que vai facilitar o uso do Pix por aproximação, e uma atenção especial às PMEs, que ainda têm muito a explorar no Open Finance. Além disso, o BC está focado em simplificar a portabilidade de crédito e salário, começando por operações de crédito mais simples e, no futuro, indo até o crédito imobiliário.

Parece que o Open Finance ainda tem muito chão pela frente e o próximo ano será de implementação de forma gradual.

Add a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *