Programabilidade no Drex

🗞️ Fonte: Exame

Fabio Araujo, coordenador do Drex no Banco Central, fez uma comparação interessante: o Drex pode transformar o sistema financeiro do Brasil assim como o Pix revolucionou os pagamentos.

Durante o evento NFT Brasil, ele explicou que a moeda digital do Banco Central (CBDC) vai além do que imaginamos. Ao invés de apenas “digitalizar o papel moeda”, a ideia é criar uma infraestrutura mais ampla para bancos e instituições de pagamento operarem, com foco na democratização do acesso a investimentos.

👁️ Visão de mercado

A grande sacada? Programabilidade.

Com o Drex, será possível criar novos serviços financeiros de forma mais barata e eficiente, abrindo espaço para modelos de negócios inovadores. Segundo Araujo, o Drex quer fazer para os serviços financeiros o que o Pix já fez para os pagamentos, unindo essas inovações com o Open Finance para quebrar barreiras de informação no sistema.

Produtos

Em resumo, o Drex está chegando para facilitar o acesso a produtos financeiros mais rentáveis e seguros, ampliando as possibilidades para quem hoje só investe na poupança, por exemplo.

O Banco Central vê o Drex como uma plataforma, onde o mercado vai desenvolver serviços como crédito e investimentos.

Add a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *