O Banco Central do Brasil (BC) veio a público comunicar um incidente de segurança envolvendo dados pessoais relacionados às chaves Pix sob a responsabilidade da 99Pay Instituição de Pagamento S.A. O incidente ocorreu devido a falhas pontuais nos sistemas da 99Pay e é o 6º vazamento no Pix do ano.
🔍 O que foi exposto?
Antes de qualquer coisa, é importante esclarecer que dados sensíveis como senhas, informações de movimentações financeiras ou saldos em contas não foram expostos. As informações acessadas são de natureza cadastral, o que significa que elas não permitem movimentação de recursos ou acesso a contas bancárias.
⚠️ Como as pessoas serão notificadas?
Se você foi afetado por este incidente, fique tranquilo! A notificação será feita exclusivamente através do aplicativo ou do internet banking da sua instituição financeira. Nem o Banco Central nem a 99Pay entrarão em contato por aplicativos de mensagens, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail.
🩹 Medidas em andamento
O Banco Central já está tomando todas as ações necessárias para investigar o caso a fundo e aplicar as medidas sancionadoras conforme a regulação vigente. E, mesmo que a legislação não exigisse uma comunicação pública devido ao baixo impacto potencial, o BC decidiu informar a sociedade.
Para quem quiser acompanhar todos os detalhes e futuras atualizações sobre incidentes de segurança como este, o BC mantém uma página específica em seu site.
🗞️ Fonte: Banco Central