Você lembra qual foi a razão para você abrir a sua primeira conta? Provavelmente isso tenha sido feito de maneira presencial, pegando uma ficha na agência do bancão, como faziam os maias, incas e os astecas para receber uma bolsa de estágio ou uma conta salário.
Mas… e o hoje? 🤔
Qual outro motivo você imagina que faria alguém abrir uma conta? Se você pensou no Pix, pois é, uma pesquisa do Mercado Pago mostrou que um em cada três brasileiros abriu sua primeira conta corrente só para usar essa ferramenta. Impressionante, né?
✏️ Sobre a pesquisa
O estudo, realizado em parceria com o Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (IBPAD), revelou que o Pix só perde para o motivo de “receber salário/bolsas” quando se trata de abrir uma conta no banco. Ignacio Estivariz, vice-presidente de banco digital do Mercado Pago no Brasil, destacou que o Pix tem sido um grande incentivador para a inclusão financeira, ajudando muitas pessoas a entrarem no sistema bancário.
Os dados da pesquisa mostram também algumas curiosidades sobre quem está usando mais o Pix. Entre os jovens de 18 a 24 anos, metade deles abriu conta para usar o Pix, enquanto entre as pessoas com mais de 60 anos, essa taxa cai para 22%. E as diferenças são grandes também entre as classes sociais: apenas 10% das pessoas da classe A citaram o Pix como motivo para abrir conta, comparado com 38% nas classes D/E.
💳 Crédito: um desafio
Agora, falando sobre inclusão financeira, a pesquisa mostrou que ainda temos muito caminho a percorrer. Mesmo com o avanço que o Pix trouxe, um em cada três brasileiros ainda não se sente incluído financeiramente. A principal razão? O crédito. Muitas pessoas não têm acesso a um cartão de crédito, só têm cartão de débito, ou acham que o limite de crédito é insuficiente.
🗞️ Fonte: Finsiders Brasil